Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55425
Compartilhe esta página
Título: | O impacto do gênero dos docentes nas escolhas de carreira : estudo em escolas de educação profissional integrada ao nível médio no Ceará |
Autor(es): | RABELO, Ingrid de Sales |
Palavras-chave: | Ensino – Orientação profissional. - Ceará; Identidade de Gênero na educação; Profissionais da educação |
Data do documento: | 27-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | RABELO, Ingrid de Sales. O impacto do gênero dos docentes nas escolhas de carreira: estudo em escolas de educação profissional integrada ao nível médio no Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Entender os fatores que podem influenciar a disparidade entre gêneros na educação e no mercado de trabalho, principalmente no campo de exatas, é primordial para os formulado- res de políticas públicas. Nesse sentido, considerável parcela da literatura de Economia de Gênero foca em analisar os impactos da existência de uma referência positiva do mesmo gênero para estudantes em escolas e em universidades. Mais especificamente, existem mui- tos estudos na literatura internacional que abordam o impacto do gênero dos docentes nas escolhas e desempenho dos alunos, mas poucos no Brasil. O presente trabalho busca analisar como os papeis de gênero, na forma de professores, influenciam a escolha do curso técnico dos estudantes no ensino médio profissionalizante no Ceará, Brasil. Para isso, foi utilizado o conjunto de dados do Censo Escolar, de 2007 a 2017. Por meio de Modelos de Regressão Linear com Efeitos Fixos, busca-se alcançar o objetivo explorando abor- dagens que levam em consideração a exposição dos estudantes ao gênero dos docentes, anteriormente ao momento da escolha do curso. Os resultados indicam que não há efeitos significativos da correspondência de gênero aluno-docente para mulheres na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além disso, também não há efeitos sig- nificativos dessa relação para homens, considerando todas as áreas analisadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55425 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ingrid de Sales Rabelo.pdf | 633,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons